PROJETO
– PRÁTICAS DE LEITURA COM O USO DAS TICs
INTRODUÇÃO
–
Num mundo onde a cada dia aumentam as
possibilidades de apreciação da leitura e escrita, ainda se percebem um alto
índice de crianças na primeira fase do Ensino Fundamental com dificuldades de
ler, entender um texto, bem como manifestar-se através da escrita sobre aquilo
que se lê acarretando assim uma dificuldade na formação enquanto participante
ativo das práticas sociais.
JUSTIFICATIVA -
Esse trabalho visa incentivar a leitura,
proporcionando aos alunos uma nova prática e ao mesmo tempo contribuir com a
formação não mais passiva, mas ativa.
Visa também a oportunidade de um novo enfoque
para a leitura e através dela fazer comparações que possibilitem compreender
alguns gêneros textuais apresentados a eles através de uma nova modalidade de
leitura.
- · Despertar o interesse pela leitura e a possibilidade de apresentação de alguns gêneros textuais de uma maneira mais lúdica e confrontação entre eles.
- · Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
- · Diferenciar os diversos gêneros literários, tendo em vista suas finalidades.
- · Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
- · Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças.
- · Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- · Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- · Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
- · Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- · Analisar a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros.
- · Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
METAS –
A atividade desenvolvida
abrangerá a série em questão, porém poderá ser estendida aos demais anos da
U.E. dependendo dos resultados alcançados.
PROCEDIMENTOS –
Usarei o data show para ler para os alunos o livro: O
caso do Bolinho, de Tatiana Belinky. Após a leitura pretendo que compreendam melhor
a história através de uma roda de conversa após entendimento desenvolverei com
eles atividades de escrita contextualizadas para que avancem em seus níveis de
aprendizagem.
O próximo passo será
mostrar a eles esta mesma história, porém a partir de outro foco. Colocarei
para eles um vídeo retirado do youtube com a mesma história, porém contada por
uma narradora, mostrando um enfoque mais teatral. Uma contação de história.
Para finalizar
mostrarei a eles uma receita de bolinho. Farei uma leitura para eles e a partir
disso pretendo que eles analisem a estrutura dos textos, seus conteúdos para
que possamos realizar uma comparação entre esses gêneros textuais e estabeleçam
as diferenças e semelhanças entre eles.
Como resultado do projeto pretendo realizar com eles a execução da
receita do bolinho e degustá-lo com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário