terça-feira, 18 de junho de 2013

Apresentação do projeto

Esta é a apresentação do projeto do curso PROINFO, do qual estou participando.
Usei como recursos tecnológicos, requisitos do projeto, o data show e o notebook por ser o que tenho disponível na escola em que trabalho.

Iniciei fazendo a leitura compartilhada com meus alunos do livro O caso do Bolinho de Tatiana Belinky. Eles foram acompanhando a leitura no datashow. Mostraram bastante interesse e fizeram várias antecipações à medida que a história ia sendo contada.










Após a leitura eu quis mostrar a eles uma outra maneira de se contar o mesmo texto. Recorri então à contação de história, mostrando a eles um vídeo do Quintal da Cultura em que a contadora Fernanda  Viacava  narra a mesma história de forma bastante lúdica e interativa. Os alunos se divertiram muito principalmente quando a música cantada pelo personagem  Bolinho era apresentada com acompanhamento de um pandeiro. Eles cantaram juntos e pediram repeteco.


 
 



 Depois disso, em uma roda de conversa, falamos sobre as semelhanças e diferenças entre as duas apresentações, sobre as personagens, o gênero textual, as partes mais emocionantes e agradáveis entre outros assuntos pertinentes que surgiram neste momento.


Para finalizar mostrei a eles outro texto: Bolinho de Chocolate através do powerpoint. Fizemos mais uma leitura compartilhada para conhecimento do texto e novas comparações com os textos anteriores até que a classe pode concluir os respectivos gêneros textuais trabalhados, cada qual com suas características peculiares.








 Em sala de aula fizemos a escrita coletiva da música cantada pelo Bolinho, também trabalhamos o diálogo entre as personagens da história usando balões como mostrado abaixo.





"Eu sou um Bolinho,
Redondo e fofinho,
De creme recheado,
Na manteiga assado,
Deixaram-me esfriando,
Mas eu fugi rolando!
O vô não me pegou,
A vó não me pegou,
A Lebre não me pegou,
O Lobo não me pegou,
Nem você, dona Raposinha,
Vai me pegar!"

 

 


Ainda desenvolverei outras atividades a partir dessa apresentação. Aguardem!!!!!



2 comentários:

  1. Parabéns Professora Luciana!
    A próxima etapa será cantar a música do Bolinho com os alunos dos 1º e 2º anos.

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Professora Petra, faremos isto com certeza!!!

    ResponderExcluir