quarta-feira, 26 de junho de 2013

Receita de Bolinho de chocolate

Esta é a segunda parte da aula que foi iniciada com a leitura: O caso do bolinho de Tatiana Belinky.
Os objetivos que pretendi alcançar a partir da leitura de uma receita intitulada: Bolinho de chocolate foram:
  • Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas;
  • Estabelecer relações lógicas entre eles;
  • Estabelecer relação de intertextualidade entre os textos trabalhados;
  • Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos.

O texto abaixo foi apresentado no datashow através do Powerpoint.




Então partimos para a realização da receita dos Bolinhos de chocolate. A receita foi colocada na lousa novamente como é possível constatar na foto abaixo e em seguida com a leitura compartilhada da receita e participação de todos fomos seguindo o modo de fazer e executando a receita. 












Após a realização da receita o 1º ano foi oferecer os bolinhos para o 2º ano. Foi apreciado por todos como é possível constatar através das fotos.



Esta atividade permitiu o alcance dos objetivos com sucesso e ainda serviu para descontrair, e quem sabe despertar o interesse de algum chefe de cozinha incluso na essência de alguma dessas crianças.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Apresentação do projeto

Esta é a apresentação do projeto do curso PROINFO, do qual estou participando.
Usei como recursos tecnológicos, requisitos do projeto, o data show e o notebook por ser o que tenho disponível na escola em que trabalho.

Iniciei fazendo a leitura compartilhada com meus alunos do livro O caso do Bolinho de Tatiana Belinky. Eles foram acompanhando a leitura no datashow. Mostraram bastante interesse e fizeram várias antecipações à medida que a história ia sendo contada.










Após a leitura eu quis mostrar a eles uma outra maneira de se contar o mesmo texto. Recorri então à contação de história, mostrando a eles um vídeo do Quintal da Cultura em que a contadora Fernanda  Viacava  narra a mesma história de forma bastante lúdica e interativa. Os alunos se divertiram muito principalmente quando a música cantada pelo personagem  Bolinho era apresentada com acompanhamento de um pandeiro. Eles cantaram juntos e pediram repeteco.


 
 



 Depois disso, em uma roda de conversa, falamos sobre as semelhanças e diferenças entre as duas apresentações, sobre as personagens, o gênero textual, as partes mais emocionantes e agradáveis entre outros assuntos pertinentes que surgiram neste momento.


Para finalizar mostrei a eles outro texto: Bolinho de Chocolate através do powerpoint. Fizemos mais uma leitura compartilhada para conhecimento do texto e novas comparações com os textos anteriores até que a classe pode concluir os respectivos gêneros textuais trabalhados, cada qual com suas características peculiares.








 Em sala de aula fizemos a escrita coletiva da música cantada pelo Bolinho, também trabalhamos o diálogo entre as personagens da história usando balões como mostrado abaixo.





"Eu sou um Bolinho,
Redondo e fofinho,
De creme recheado,
Na manteiga assado,
Deixaram-me esfriando,
Mas eu fugi rolando!
O vô não me pegou,
A vó não me pegou,
A Lebre não me pegou,
O Lobo não me pegou,
Nem você, dona Raposinha,
Vai me pegar!"

 

 


Ainda desenvolverei outras atividades a partir dessa apresentação. Aguardem!!!!!



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Atividade de auditório

ATIVIDADE DE AUDITÓRIO

Esta é uma atividade que venho realizando quase que diariamente. Iniciei com palavras, mas o exemplo a seguir é referente a uma frase. É pedido aos alunos que escrevam da melhor maneira possível o que for determinado pela professora. Em seguida alguns alunos, a critério da professora, vão colocar a sua escrita na lousa. Então faço uma análise coletiva com todos os alunos até concluirmos a melhor forma de escrever o que foi solicitado. Apresento aqui um breve exemplo desta atividade.

A frase pedida a partir de um carimbo,  foi a seguinte: "Chico Bento está assobiando".



Atividade do EMAI

As fotos a seguir fazem parte da realização da  atividade 3, sequência 2 Do EMAI, (Projeto educação matemática dos anos iniciais do ensino fundamental) em que as expectativas desenvolvidas são as seguinte:
  • Identificar escritas numéricas relativas a números familiares e frequentes.
  • Reconhecer a utilização de números no seu contexto doméstico e formular hipóteses sobre sua leitura e escrita.  
 Numa roda de conversa abordei a importância do serviço do Correio e sua função. E então realizamos a brincadeira proposta que consistia em  escrever um bilhete para um amigo que ocupava uma
determinada carteira previamente numerada.
No bilhete estava escrito:  “DÊ UM GRANDE ABRAÇO NO AMIGO QUE ESTÁ NA CARTEIRA DE NÚMERO ________”.
Desta maneira foi possível verificar a importância de escrever corretamente o endereço nas correspondências e oportunizou o conhecimento dos numerais do sistema de numeração decimal, dentro das práticas sociais.










A atividade gerou agrado a todos e muitos pediram BIS.
 Pretendo ir aumentando gradualmente os numerais para o efetivo conhecimento de todos.



TEXTO INSTRUCIONAL





.