“…a atividade lúdica é o berço
obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso,
indispensável à prática educativa”.
(Jean Piaget)
(Jean Piaget)
RELATÓRIO SOBRE O JOGO:
BRINCANDO COM DINHEIRINHO
Esse jogo envolve a
matemática focando o sistema de numeração decimal, agrupamentos, trocas,
compras e trocos. Será desenvolvido no decorrer do ano para que possam ser atingidos
os seguintes direitos de aprendizagem:
·
Comparar ou ordenar quantidades por contagem;
pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da
quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
·
Reconhecer cédulas e moedas que circulam no
Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores
em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das
crianças.
Para sua realização serão necessários tapetinhos,
dado, cédulas de um e dez reais, cartazes com figuras e preços, papel e lápis
para registro.
A atividade consiste num jogo baseado no “Nunca
Dez”, em os alunos vão pegando as notas
de um real de acordo com a quantidade tirada no dado e à medida que essa
quantidade atinge 10 unidades eles devem
fazer a troca por uma nota de 10 reais conservando as notas de 1 real restantes.
Essas trocas serão feitas até que um dos alunos da sala consiga o montante de
50 reais, nesse momento ele deve dizer STOP e todos param de jogar.
Em seguida eles devem vir à frente com seu “dinheiro”
e fazer às compras adequando a quantia que tem com o valor dos objetos que
podem ser adquiridos. Dessa maneira terão que comparar o que têm com os valores
das “mercadorias” e realizarem as compras. Isso tudo com a intervenção e
auxílio do professor.
Num segundo momento haverá uma nova proposta, assim que o primeiro aluno disser Stop, cada
um pegará a quantidade que se encontra sobre o seu tapete e virá a frente. Faremos
uma contagem das quantidades de notas de 10 e 1 real que possuem e o total de
cada um montando uma tabela que será registrada coletivamente na lousa e
posteriormente em seus cadernos. Depois disso os alunos farão suas compras
conforme já citado anteriormente.
Avaliação: Os alunos adoraram brincar com dinheiro
como já era de se esperar. Desenvolveram muito bem as trocas, pois já estavam
acostumados a jogar o Nunca Dez com palitos, o que serviu de base para eles.
Na primeira vez que os alunos vieram para as compras
assim que o primeiro inteirou 50 reais, foi possível perceber que muitos não têm
noção de valores monetários, não sabem se a quantia que têm é suficiente para
efetuar a compra desejada, se há troco. Por isso percebi a necessidade de se
jogar com mais frequência. No segundo momento, que foi realizado em outro dia, quando
montei com eles a tabela de acordo com a quantidade de cada um, percebi que
houve várias crianças que consolidaram a aprendizagem. Uma criança alertou para
o fato de que a quantidade de notas de 10 correspondia ao algarismo da dezena
(as crianças não usaram essa terminologia para se explicarem) e que as notas de
1 correspondiam ao algarismo da unidade. Acredito que essa aprendizagem irá se
refletir em outros momentos da matemática facilitando a comparação dos números,
a organização em ordem crescente e decrescente, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário