terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brincando com dinheirinho



Esse relatório foi desenvolvido para o Projeto PACTO - Alfabetização na idade certa

“…a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”.
(Jean Piaget)

RELATÓRIO SOBRE O JOGO: BRINCANDO COM DINHEIRINHO

Esse jogo envolve a matemática focando o sistema de numeração decimal, agrupamentos, trocas, compras e trocos. Será desenvolvido no decorrer do ano para que possam ser atingidos os seguintes direitos de aprendizagem:
·         
     Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.



·         Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.


Para sua realização serão necessários tapetinhos, dado, cédulas de um e dez reais, cartazes com figuras e preços, papel e lápis para registro.

A atividade consiste num jogo baseado no “Nunca Dez”, em os alunos vão pegando as  notas de um real de acordo com a quantidade tirada no dado e à medida que essa quantidade atinge 10 unidades  eles devem fazer a troca por uma nota de 10 reais  conservando as notas de 1 real restantes. Essas trocas serão feitas até que um dos alunos da sala consiga o montante de 50 reais, nesse momento ele deve dizer STOP e todos param de jogar.

Em seguida eles devem vir à frente com seu “dinheiro” e fazer às compras adequando a quantia que tem com o valor dos objetos que podem ser adquiridos. Dessa maneira terão que comparar o que têm com os valores das “mercadorias” e realizarem as compras. Isso tudo com a intervenção e auxílio do professor.

Num segundo momento haverá uma nova proposta,  assim que o primeiro aluno disser Stop, cada um pegará a quantidade que se encontra sobre o seu tapete e virá a frente. Faremos uma contagem das quantidades de notas de 10 e 1 real que possuem e o total de cada um montando uma tabela que será registrada coletivamente na lousa e posteriormente em seus cadernos. Depois disso os alunos farão suas compras conforme já citado anteriormente.



Avaliação: Os alunos adoraram brincar com dinheiro como já era de se esperar. Desenvolveram muito bem as trocas, pois já estavam acostumados a jogar o Nunca Dez com palitos, o que serviu de base para eles.

Na primeira vez que os alunos vieram para as compras assim que o primeiro inteirou 50 reais, foi possível perceber que muitos não têm noção de valores monetários, não sabem se a quantia que têm é suficiente para efetuar a compra desejada, se há troco. Por isso percebi a necessidade de se jogar com mais frequência. No segundo momento, que foi realizado em outro dia, quando montei com eles a tabela de acordo com a quantidade de cada um, percebi que houve várias crianças que consolidaram a aprendizagem. Uma criança alertou para o fato de que a quantidade de notas de 10 correspondia ao algarismo da dezena (as crianças não usaram essa terminologia para se explicarem) e que as notas de 1 correspondiam ao algarismo da unidade. Acredito que essa aprendizagem irá se refletir em outros momentos da matemática facilitando a comparação dos números, a organização em ordem crescente e decrescente, entre outros.

















































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