1º momento da aula
MOSAICO GEOMÉTRICO
Para a realização dessa aula contamos com a presença
do professor Ricardo que trouxe o material riquíssimo e ministrou uma aula em que os
alunos puderam aproveitar e aprender muito. E eu também.
Ele iniciou distribuindo a cada aluno um saquinho com uma determinada
quantidade de figuras geométricas feitas de EVA entre elas, quadrados,
triângulos, losangos, trapézios e hexágonos.
A princípio deixou que os alunos brincassem com suas
figuras livremente formando as composições que desejassem, conforme é possível ver nas fotos abaixo:
Em seguida explorou com as crianças as sequências de
figuras. Ele expunha uma determinada sequência
na lousa e os alunos tinham que falar qual figura deveria ser a próxima
a ser colocada respeitando a ordem e as cores.
Cada criança colocou sobre a carteira um hexágono que devia ser recoberto com
as figuras geométricas solicitadas pelo professor. Por exemplo: ele pedia que
recobrissem a figura com triângulos, trapézios, losangos e os
alunos tinham que estudar como isso poderia ser feito. Essa atividade permitiu
uma aprendizagem das nomenclaturas e verificação de novas possibilidades de formar
uma mesma figura nesse caso, o hexágono, usando outras formas.
Depois que exploraram bastante o material o
professor passou a colocar, fixada na lousa, uma determinada figura formada com
as formas geométricas as quais as crianças tinham que reproduzir em suas
carteiras usando as peças de que dispunham.
Foi uma atividade muito interessante que nos
possibilitou verificar que nem sempre aquele aluno que se sobressai na sala com
atividades regulares tem um bom desempenho nesse tipo de atividade. Percebi que
envolve diversas habilidades e competências que nem sempre o "bom" aluno as
tem.
Foi muito prazeroso para nós desenvolvermos essa atividade
propiciada com tanta competência pelo
professor Ricardo.
2º momento da aula
FAZENDO ARTE COM FORMAS GEOMÉTRICAS
O 2º momento da aula foi orientado pelo professor
Ricardo e como na aula anterior foi feita uma exploração mais aprofundada das
formas geométricas nesta 2ª parte já permitiu que partíssemos para a realização das atividades.
Foi trazido pelo professor várias matrizes compostas
por formas geométricas que deveriam ser recobertas pelos alunos com suas
respectivas formas. Iniciei perguntando às crianças como eles achavam que
poderíamos fazer a coloração daquelas folhas, sugeriram pintura com lápis de
cor. Então disse a eles que o professor Ricardo havia trazido formas
geométricas recortadas para que recobrissem e se eles achavam que dariam certo.
É lógico que se empolgaram com a proposta.
Distribui então uma folha para cada aluno. Eles
deveriam identificar as figuras necessárias para recobrir a figura e vir até a
banca onde ficamos eu e a professora do 1º ano C, para adquirirem a quantidade
necessária para recobrir a figura, porém era necessário que identificassem a
figura pelo nome para que pudéssemos "vender" a eles.
Como na matriz constava o
nome e o desenho das formas geómetricas os alunos podiam consultar a legenda
presente em cada matriz para buscarem na banca.
Foi muito interessante e prazeroso ver as crianças
contando as quantidades necessárias, pesquisando o nome da forma pretendida,
solicitando as mesmas para as professoras, colando sobre as respectivas formas
e formando figuras muito coloridas e interessantes.
Ao final as obras foram coladas num painel e
expostas na escola.
O melhor de tudo é que já estamos esperando por ele novamente. Queremos BIS!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário